“O Agente Secreto’ foi indicado em quatro categorias ao Oscar 2026, mesmo número de “Cidade de Deus” em 2004. O filme de Kleber Mendonça Filho concorre em:
Melhor direção de elenco
Melhor filme internacional
Melhor ator para Wagner Moura
Melhor filme
A cerimônia de premiação será no dia 15 de março em Los Angeles (EUAS).
O filme brasileiro estava entre os 15 pré-indicados, em relação anteriormente divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Os concorrentes a ‘Filme Internacional’ são: ‘Foi Apenas um Acidente’ (França), ‘Valor Sentimental’ (Noruega), ‘Sirât’ (Espanha) e ‘A Voz de Hind Rajab’ (Tunísia).
Com a indicação ao principal prêmio da indústria, o longa de Kleber Mendonça Filho consolida sua posição de destaque na temporada e pode dar continuidade à trilha de vitórias do cinema brasileiro.
Nos últimos meses, a produção angariou uma série de prêmios e feitos históricos: no Globo de Ouro, em 11 de janeiro, levou as estatuetas de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e de Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura. O ator se tornou o primeiro brasileiro reconhecido na categoria.
O Agente Secreto segue os passos de ‘Ainda Estou Aqui’, que, no ano passado, fez história para o Brasil ao receber três indicações ao Oscar (incluindo a de Melhor Filme) – e vencer como Melhor Filme Internacional.
No Oscar 2026, o filme estrelado por Moura chega como favorito à categoria após conquistar os troféus equivalentes no Globo de Ouro e no Critics Choice Awards, dentre vários outros prêmios da crítica internacional. Veículos especializados, como a revista americana Variety, já apostavam na indicação como certa.
A trajetória de sucesso se desenhava desde a estreia: em maio de 2025, quando foi exibido pela primeira vez no Festival de Cannes, O Agente Secreto conquistou os holofotes ao vencer os prêmios de melhor ator e melhor direção.



