Federação União–Progressistas pode garantir até quatro vagas federais no AM, afirma Fausto Júnior
O deputado federal Fausto Júnior (União Brasil) afirmou que o União Brasil tem trabalhado para ampliar sua representação na Câmara dos Deputados pelo Amazonas nas eleições de 2026, especialmente a partir da federação com o Progressistas, o que pode garantir de três a quatro vagas federais no Estado. A declaração foi feita em entrevista à BandNews Amazonas no último dia (26).
Segundo Fausto, a estratégia do partido passa pela montagem de uma chapa competitiva dentro da Federação União Progressista, com equilíbrio entre os nomes e chances reais de eleição. “A nossa meta é eleger três deputados federais. Tem eu, o deputado Roberto Cidade, hoje já filiados ao partido, assim como o coronel Menezes, que é filiado ao Progressistas e deve ser candidato também”, afirmou.
O parlamentar explicou que, com a federação, o cenário se torna ainda mais favorável. “Existe a construção de uma chapa que, a partir dessa chapa, se tem a possibilidade de eleger mais um deputado federal, num ponto de competitividade igual entre cada um que vier a disputar, ou seja, todo mundo tem chance”, disse.
Fausto Júnior destacou que o União Brasil oferece liberdade política e ideológica aos seus quadros, o que tem atraído pré-candidatos de diferentes perfis. “O União Brasil me deu total liberdade em relação aos posicionamentos que eu viesse a tomar. É a prova disso que você vê hoje no União Brasil Nacional deputados mais à direita, inclusive deputados que participaram da caminhada com o Nikolas. Uma caminhada legítima e muito positiva”, declarou.
De acordo com o deputado, o grupo político do governador Wilson Lima reúne um número expressivo de interessados em disputar vagas na Câmara Federal. “Existe uma quantidade muito grande de pré-candidatos a deputado federal dentro do grupo do governador, entre secretários, vereadores de mandato, empresários e pessoas que têm interesse de representar a população na Câmara Federal. A gente está escolhendo quem serão as pessoas que vão compor essa chapa”, afirmou, sinalizando que novas filiações podem surgir ao longo do processo.
Outro ponto citado por Fausto Júnior foi a força estrutural da federação, que deve contar com amplo tempo de televisão e recursos do fundo partidário e eleitoral. “A gente está muito confiante, até por conta do tamanho do tempo de televisão que o partido vai ter, da quantidade de fundo partidário e fundo eleitoral, para que todos os candidatos tenham a possibilidade de competir de forma muito forte”, disse.
Ao final, o deputado reforçou o perfil plural do União Brasil, que, segundo ele, permite diferentes posicionamentos dentro da legenda. “Cada deputado tem a sua caminhada, dentro das suas pautas e da sua ideologia. O partido entende que o Brasil é isso. Você não pode impor um dogma ideológico. O União Brasil tem sido grande porque consegue abraçar cada representante”, concluiu.



