Manaus/AM – O secretário de Segurança Pública do Amazonas destacou nesta quarta-feira (10) que o estado registrou reduções históricas nos índices de violência em 2025, consolidando-se como o mais seguro para mulheres no Brasil. Segundo os dados, os casos de feminicídio caíram 60% em Manaus e 13 registros em todo o estado, alcançando a menor taxa já registrada: 0,4.
“A taxa é 0.4, a menor taxa que já tivemos, pode passar. O que coloca, conforme eu bem disse, Manaus, aliás, o estado do Amazonas, como o estado mais seguro para as mulheres no Brasil. E isso é mensurado, esses números são mandados à Brasília e quem faz esse reporte de volta para a gente é o próprio Ministério de Justiça e Segurança Pública. É ele que devolve esse número dos estados. Feminicídios em Manaus temos 9, mas apenas 6 esse ano”, afirma o secretário de Segurança, Vinicius Almeida.
A delegada Marília Campelo, que coordena o núcleo de feminicídio também falou sobre a redução e ressaltou a importância das medidas preventivas e de conscientização para que o estado consiga combater e banir os crimes de violência contra as mulheres.
“Toda rede de proteção que atua diuturnamente, assistentes sociais também, secretaria social, delegacias da das mulheres, são três na capital, com esse papel fundamental de solicitar ali as medidas protetivas de urgência, fazer os boletins de ocorrência, atender essa mulher, polícia militar nas ruas. Então é multifatorial, essa redução é importante, e significativa, e é feita por diversas mãos, especialmente pela prevenção, ensinando para as nossas crianças como deve ser tratada uma mulher, como deve ser um relacionamento saudável, enfim, e a gente espera que no futuro isso traga um reflexo positivo nessa redução cada vez maior”.
Além do feminicídios, outros crimes também apresentaram quedas expressivas como roubos em rotas do Polo Industrial (99,2%), coletivos (57%), comércio (28%), transeuntes (30%) e residências (38%) e homicídios (43%).
O secretário ressaltou que os resultados são fruto de planejamento de longo prazo e destacou que o estado saiu da lista dos mais violentos para figurar entre os 13 mais seguros do país, com a menor taxa de homicídios desde o início da série histórica.



