MANAUS – O bairro Colônia Japonesa envolverá partes das zonas centro-sul e da leste em Manaus. A nova concentração urbana foi criada pela Lei Municipal nº 3.592, de 22 de dezembro de 2025. A lei altera também os limites dos bairros Parque 10 de Novembro e Novo Aleixo.
A nova área habitacional da capital amazonense é inspirada no bairro da Liberdade, em São Paulo. A região em Manaus, entre o Parque 10 e o Novo Aleixo, tem “forte identidade cultural nipônica”. Muitas ruas e empreendimentos tem nomes japoneses, como Rua Kyoto, Rua Monte Fuji, Condomínio Shizen e Centro Comercial Maru Hachi. O Centro Educacional de Trânsito Honda também está no perímetro.
A criação do novo bairro não implicará aumento da densidade urbana, mas sim a readequação administrativa de áreas já ocupadas e urbanizadas. A iniciativa atende um pedido do Consulado Geral do Japão em Manaus, da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku) e da REN da Amazônia, formada por empresários.
Conforme a lei, a delimitação da Colônia Japonesa tem como ponto inicial o cruzamento da Rua Marquês de Quixeramobin com a Avenida Visconde de Porto Seguro e envolve parte da Avenida das Torres, Natan Xavier, Igarapé do Mindu até o início do bairro Novo Aleixo. Nesta área está o campo de golfe da comunidade japonesa, o único de Manaus.
A área também inclui floresta nativa e vários condomínios residenciais, alguns ainda em construção.
Confira as delimitações do novo bairro e as mudanças nos limites geográficos do Parque 10 e do Novo Aleixo no Diário Oficial do Município.



