O governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou nesta segunda-feira (26) o portal “Saúde AM em Tempo Real”, ferramenta digital que permite ao cidadão acompanhar, de forma atualizada, informações sobre o funcionamento da rede estadual de saúde, incluindo o tempo de espera para atendimento em unidades como SPAs (Serviços de Pronto Atendimento), além de dados assistenciais e indicadores epidemiológicos.
“Esse é um portal que a gente coloca à disposição da imprensa, dos órgãos de controle, do parlamento, para que possam acompanhar, em tempo real, tudo que acontece na área da saúde. O cidadão também pode acompanhar. Isso é importante porque a gente está colocando o tempo de espera de atendimento das unidades de saúde, isso é fundamental para o paciente tomar uma decisão sobre que unidade ele deve procurar”, disse Wilson Lima.
O lançamento do portal ocorreu durante a Expo Saúde Amazonas: Tecnologia, Gestão e Resultados, realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. O evento reúne ações, programas e ferramentas implantadas pelo Governo do Estado na área da saúde desde 2019, com foco em inovação, gestão e ampliação do acesso aos serviços.
De acordo com o governador, o Saúde AM em Tempo Real integra dados da rede hospitalar estadual e indicadores epidemiológicos permitindo o monitoramento do fluxo de atendimento nas unidades de saúde da capital. A plataforma apresenta informações como número de atendimentos, registros de vítimas de acidentes de trânsito e um mapa de calor, que indica a intensidade da demanda nos serviços de pronto atendimento.
O portal também incorpora dados produzidos pela FVSM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), por meio do Cieges (Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS), com uma nova forma de visualização dos indicadores epidemiológicos.
Segundo Wilson Lima, a ferramenta estará disponível ao público no Portal da Transparência do Governo do Amazonas, além de contar com uma versão específica voltada para gestores da área da saúde, destinada ao planejamento e à tomada de decisões.
Durante a Expo Saúde Amazonas, o governador afirmou que a exposição funciona como um espaço de demonstração prática das mudanças realizadas na rede estadual. “O que está aqui não é o que vamos colocar, não é montagem. Isso está dentro das nossas unidades. É desafiador fazer saúde no estado do Amazonas, mas é possível melhorar o serviço como temos feito”, declarou.
A exposição reúne 14 estandes de unidades e serviços da rede estadual, com demonstrações tecnológicas, experiências interativas e apresentações audiovisuais. Entre os avanços estão a implantação do sistema beira-leito, o modelo Fast Track nos prontos atendimentos, a ampliação do parque tecnológico e de diagnóstico por imagem, além da oferta de serviços como Hemodinâmica e Ressonância Magnética.
A programação do evento inclui ainda workshops técnicos, com 17 temas e 23 palestrantes, voltados à capacitação de profissionais da SES-AM (Secretaria de Estado de Saúde). As atividades contam com a participação de órgãos de controle e instituições como o TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas), DPE-AM (Defensoria Pública do Estado), TCE-AM (Tribunal de Contas do Estado) e o Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS).



