A federação União Progressista, formada pelos partidos União Brasil (União) e Progressistas (PP), confirmou a filiação do vice-governador Tadeu de Souza ao PP após reunião com os presidentes nacionais das siglas, Antonio Rueda e Ciro Nogueira. Além de deixar o Avante do prefeito de Manaus, David Almeida, o vice-governador foi lançado pré-candidato ao governo do Amazonas, o qual deve assumir em abril com a eventual renúncia do governador Wilson Lima (União).
Em publicação nas redes sociais, o partido União Brasil confirmou a filiação de Tadeu de Souza e afirmou que o movimento “fortalece a base política no estado e consolida atuação da federação União Progressista”. Também participaram do encontro o governador Wilson Lima, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), deputado Roberto Cidade (União), o deputado federal Fausto Jr. (União) e o vereador de Manaus Rodrigo Sá, presidente estadual do PP.
O partido afirma ainda que a filiação de Tadeu de Souza “integra a estratégia política para a disputa da reeleição no governo do Estado e para a candidatura de Wilson Lima ao Senado, pelo União Brasil”, oficializando a pré-candidatura do vice-governador ao Executivo Estadual e confirmando que Wilson Lima renuncia ao cargo até abril, prazo limite para desincompatibilização.
Desde o final de janeiro, o governador Wilson Lima vinha dando sinais de reaproximação de Tadeu de Souza. Os dois estavam afastados desde as eleições municipais de 2024, quando Lima apoiou o deputado Roberto Cidade para a Prefeitura de Manaus, enquanto Souza seguiu com o prefeito David Almeida, que acabou reeleito.
Em janeiro, no entanto, os dois apareceram em agendas conjuntas na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e depois em uma formatura na Fundação Mathias Machline, exibindo muita sintonia. Na abertura do ano legislativo, durante a leitura da mensagem governamental, Wilson Lima enfatizou a participação de seu vice nos trabalhos da gestão, afirmando que enquanto os mutirões de saúde eram feitos em Manaus, “ele percorria o interior do Amazonas”.



